Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Rotina, comodismo, simplificação, mudança

No correr dos dias somos absorvidos pelas rotinas que não são nada mais do que estratégias de sobrevivência, o que seria da nossa vida sem elas? Um caos total. É a mais pura verdade, sem uma rotina mais ou menos definida consciente ou inconscientemente a nossa vida seria um atropelo de tarefas numa gigante desorganização.

Não obstante, é da rotina que nos queixamos frequentemente, o plano que construímos para conseguirmos viver mais comodamente o nosso dia-a-dia acaba por nos consumir todo o tempo, absorvendo-nos a energia e deixando-nos exaustos e tem exatamente o efeito oposto ao pretendido, em vez de facilitar complica toda a nossa existência.

 

A nossa rotina funciona basicamente como um emprego, se gostamos do que fazemos, desempenhamos as tarefas com prazer e satisfação pessoal, se detestamos o nosso trabalho este passa a ser um fardo muitas vezes insuportável, com a nossa rotina acontece o mesmo, se estiver desenhada para nós e se gostarmos dela acaba por ser um prazer todos os dias usufruir da tranquilidade que ela nos proporciona, se for desadequada faz com que a nossa vida seja um terror.

A adequação da rotina a cada pessoa pode ser complicada, nem todos temos o mesmo relógio, se por exemplo algumas pessoas são mais produtivas de manhã, outras trabalham muito melhor de tarde, há pessoas que preferem fazer um horário corrido, enquanto outras necessitam de pausas para serem produtivas, estes detalhes fazem toda a diferença, mas é apenas parte do problema.

 

O problema maior reside no tempo, especialmente no tempo que estamos no trabalho, está mais do que estudado e documentado, mas ninguém procura mudar os horários laborais, não sei se por teimosia, desinteresse, por implicar demasiadas mudanças e muito trabalho, mas insiste-se em adotar um velho método em vez de os melhores exemplos, sem qualquer preocupação do impacto negativo das horas laborais na vida dos cidadãos, na sociedade, na demografia e na economia.

Vivemos em sociedade e como tal, independentemente do nosso relógio interno, temos de nos adaptar ao relógio social, mas se temos de ter horários em comum porque não ter o melhor e mais conveniente?

Em primeiro lugar 8 horas de trabalho são demasiadas horas, se a estas juntarmos o horário de almoço que em alguns caso chega ao ridículo de ser de 2 horas e o tempo das viagens, mais as horas extras tão valorizadas pelo patronato em Portugal facilmente estamos 10h, 11h ou até 12h fora de casa, ou seja, metade da nossa rotina diária é dedicada ao trabalho.

 

E tempo para todas as outras coisas? Não há, ao tempo despendido no trabalho acrescentamos a higiene diária, a alimentação e as horas de sono e praticamente temos as 24h esgotadas, mas dentro deste tempo ainda é preciso encontrar vagar para realizar as tarefas domésticas e toda a espécie de recados para que a vida familiar não colapse pela falta de leite ao pequeno-almoço ou falta de shampoo na hora do banho.

No meio de todos os afazeres quando é que temos tempo para viver? E não, viver não é só aos fins-de-semana e nas férias, a nossa vida não deve, nem pode resumir-se a isso, porque não tem sentido que assim seja.

Resumindo sobra-nos porquíssimo tempo para o lazer, para fazermos o que realmente gostamos com quem gostamos.

 

Até aos nossos filhos falta tempo, impingiram a treta da escola a tempo inteiro, como se as crianças devessem estar fechadas 8h num espaço, condicionadas a serem formatadas para pensarem todas da mesma forma, sem espaço para brincar, para dar asas à criatividade.

Enganamo-nos a nós próprios inscrevendo-as nas mais diversas atividades para preenchermos o tempo que não temos para elas, a culpa não é propriamente dos pais, mas também é, porque a culpa é do sistema e o sistema é assim porque nós deixamos.

 

Esta falta de tempo para o que é importante é um pensamento que tenho recorrentemente, não por causa de filhos, ainda não os tenho, mas porque penso em como será a vida quando os tiver, e porque neste momento gostaria de ter mais tempo para os meus pais e é frustrante, muitíssimo frustrante que não seja possível dispensar-lhes o tempo que tanto cuidado tiveram em dispensar-me.

Podem falar de prioridades, de foco, mas a verdade é que a vida é muito exigente, conseguimos priorizar, organizar, mas há uma parte importante que não podemos descurar o descanso e se estivermos demasiado cansados, não conseguimos descansar condignamente.

 

É importante repensar o nosso tempo, a nossa rotina, só assim podemos mudar hábitos, querem que tenhamos uma alimentação mais saudável quando não há tempo para cozinhar, querem que façamos 3 vezes exercício por semana quando não há tempo para fazer sequer para uma, querem que dediquemos mais tempo a atividades ao ar livre para absorvermos vitamina D quando durante o dia estamos fechados no trabalho, querem que brinquemos com os nossos filhos quando chegamos a casa na hora em que eles se devem deitar, querem que tomemos conta dos idosos quando não temos possibilidades monetárias de lhes proporcionar o conforto que merecem.

Não podem exigir de nós o tempo e o dinheiro que não temos, teremos nós de exigir condições, legislação que nos permite organizar a vida para que possamos viver e não sobreviver.

 

A rotina é uma forte aliada no stress do dia-a-dia, mas não nos podemos conformar e acomodar, a rotina não tem de ser necessariamente esta, podemos simplificar e podemos, devemos exigir uma simplificação do sistema para que se adeque à nossa realidade.

Parece impossível que numa época em que todos tremem com a possibilidade de os robots fazerem a maior parte do trabalho, ainda estejamos presos a uma indústria e modelos laborais do final do século XVIII.

Verdadeiramente todos gostamos de rotinas, mas não gostamos da que nos é imposta completamente desadequada aos tempos em que vivemos.

24 comentários

Comentar post