Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Será a sorte assim tão importante?

A sorte faz parte da vida, o estar no local certo à hora certa, conhecer as pessoas certas, até as tomadas de decisão às vezes podem ser tomadas à sorte e condicionarem todo o nosso futuro.

Se existem pessoas mais sortudas que outras? Existem, eu própria em várias ocasiões tive imensa sorte, acasos, coincidências que me proporcionaram diversas oportunidades.

Mas existirão pessoas sem sorte nenhuma? Não creio, todos somos bafejados pela sorte em alguma ocasião da vida.

O que muitas vezes acontece é que estamos demasiados distraídos para aproveitarmos as oportunidades, outras vezes achamos que não é momento certo, outras ainda confiamos demasiado na sorte.

 

A sorte só por si não chega, porque ela tão depressa aparece como desaparece, a vida é mesmo assim, hoje estamos bem e amanhã temos um percalço e tudo muda.

O que é preciso é garra, vontade de agarrar as oportunidades com unhas e dentes, fazer o que for preciso para transformar a sorte em algo real e concreto.

 

Infelizmente existem pessoas que por mais que a sorte lhes bata à porta, não sabem valoriza-la, conheço alguns casos, pessoas talentosas, normalmente queridas por todos, mas com uma incapacidade total de se agarrarem a uma oportunidade, seja uma relação, um emprego ou qualquer situação que implique responsabilidade e continuidade. São impossíveis de controlar porque não se controlam, são normalmente casos perdidos para a sociedade.

 

No entanto, as pessoas que mais me irritam são as que desperdiçam oportunidades por excesso de confiança, tomam as oportunidades por certas e não se esforçam minimamente.

Há quem diga que nem todos nascemos para ser grandes, sempre acreditei que com as oportunidades certas e os incentivos corretos todos conseguiriam evoluir e florescer na vida, mas estava enganada, existem pessoas que realmente não têm perfil, inteligência e dedicação para evoluírem.

 

Conheço uma pessoa a quem a sorte bafejou com um emprego que nunca conseguiria por si só, uma oportunidade única na vida, o que é que essa pessoa faz?

Queima essa oportunidade com uma ligeireza desconcertante e absurda, não tendo em atenção a responsabilidade que o cargo exige, falando de temas sensíveis com quem não deve, demonstrando uma total falta de respeito pela empresa e pela oportunidade que lhe foi concedida.

Este caso que conheço de perto fez-me pensar:

 

– Quantas pessoas que se queixam de falta de oportunidades terão desperdiçado oportunidades?

 

- Quantas pessoas que se queixam que a vida nunca lhes deu nada terão ficado sentadas à espera que um presente lhes caísse no colo?

 

Mais do que sorte na vida importa lutar pelo que se quer, mais do que esperar oportunidades, é preciso potencia-las e quando elas aparecem é preciso agarra-las, abraça-las e não baixar os braços até serem totalmente nossas.

Tal como as pessoas que ganham a lotaria e dois anos depois estão na miséria, a sorte, seja em que campo for, só por si não é suficiente.

 

A sorte é importante?

É, mas só se soubermos o que fazer com ela.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 20.07.2017 14:19

    Cada vez mais me convenço que nada surge sem esforço, mesmo quando a sorte nos bate à porta é preciso ter empenho em concretiza-la, é uma pena é que algumas pessoas desperdicem oportunidades únicas.
  • Imagem de perfil

    Sofia 20.07.2017 14:58

    O que mais, me irrita é que há pessoas que parece que nascem com o rabo, virado para o lua e depois, não aproveitam o que lhes a vida dá! :(
    Enquanto, que outros por mais que lutem, nem sempre conseguem uma oportunidade...
  • Imagem de perfil

    Psicogata 20.07.2017 15:00

    Ainda mais irritante é desperdiçarem oportunidades e depois queixarem-se da falta delas.
  • Imagem de perfil

    Sofia 20.07.2017 15:01

    Essas pessoas, precisavam é de um chapão!
    E depois, até se fazem de coitadinhas, que não têm sorte nenhuma.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.