Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Sou especial, mas serei mais especial que os outros?

Algures no tempo não sei precisar quando, mas terá sido pouco depois de ter consciência de mim, assumi que era especial, especial porque era diferente, muito desenrascada, muito determinada, muito senhora de mim mesma quando ainda me faltavam mais dentes dos que tinha.

Não tinha grandes certezas, apenas a certeza que queria fazer a diferença, meti na cabeça que o futuro me reservava grandes coisas, que iria ser grande de alguma forma, famosa talvez, tinha aptidão natural para as artes e à vontade para o público.

Gostava de ser o centro das atenções e era-o muitas vezes, demasiadas vezes tenho noção agora, não que os meus pais me incentivassem, pelo contrário, mas fazia parte de mim ser assim e procurava a atenção porque gostava dela.

 

Na escola continuei com a mesma sensação, era excelente aluna, protegida pela professora e querida pelos colegas, mas percebi que não era sempre a maior porque haviam literalmente alunos maiores do que eu e até uma que não gostava nada que eu fosse o centro das atenções.

No liceu a minha perspetiva do mundo e de mim não mudou muito, continuava crente nas minhas capacidades e dotes, nem as desilusões amorosas mudaram o cenário, só uma alfinetada na amizade me fez perceber que as coisas talvez não fossem tão cor-de-rosa.

 

No secundário deu-se uma lenta transformação do sonho para a realidade, mais motivada pelas hormonas do que pela consciência, no turbilhão de emoções e sentimentos contraditórios, eu era realmente especial, mas nem sempre um especial bom, muitíssimo complicada e complexa no que sentia e exprimia era completamente impossível entenderem-me quando eu estava completamente perdida.

Algures entre o secundário e a faculdade quebrou-se o sonho, deu-se a minha primeira frustração, depois de 12 anos a ser boa aluna vi o meu percurso manchado por uma nota má, um ano perdido num caminho que tinha tão bem traçado.

Na altura não tive consciência do que este contratempo tão simples implicou na minha vida, mas a verdade é que diminuiu a minha confiança, fechei-me, contive os sorrisos e tornei-me muito mais introspetiva e soturna.

Nada que não fosse curável com a adrenalina da juventude, após um período a viver para dentro voltei a viver para fora e o resultado extravasou mais do que desejaria, resquícios da rebeldia que sempre tive.

 

Não demorei a entrar no mercado de trabalho e não foi preciso muito tempo para esquecer que era uma pessoa especial, o especial deu lugar ao normal, mais uma pessoa a tentar singrar no meio de tantas, a tentar um lugar ao sol.

Lentamente a normalidade e a rotina conquistaram mais espaço do que deviam, alargaram-se a outros campos da vida e perdi algumas qualidades e sendo franca alguns defeitos que me davam um carisma de rebelde, passei a ser uma pessoa regular com uma vida normal.

 

Hoje tenho uma vida tão normal como qualquer outra pessoa e sinto-me mais uma pessoa que só faz diferença na vida de quem me rodeia, nada de grandezas, de fazer grandes coisas, de sonhos e ilusões megalómanas.

Olho para trás e penso na criança que era e na adulta que me tornei, tento encontrar respostas no caminho que me trouxe até aqui, penso de quem foi a culpa de ter seguido este caminho, tento culpar os outros, as circunstâncias, tento fugir da responsabilidade de me ter tornado naquilo que sou hoje, mas sei que estou onde estou porque escolhi estar aqui.

É difícil não me reconhecer nos meus sonhos e assumir as culpas por isso, mas seria uma infantilidade culpar o mundo, quando a culpa é exclusivamente minha.

Eu que sempre quis ser diferente, que sempre me considerei especial, mesmo que nunca o tenha dito em voz alta, que sempre tive a ilusão de seguir um caminho alternativo, acabei por tomar todas as decisões contrárias a isso, seguindo o curso natural da vida, deixando-me levar pelo normal, pela lógica dos acontecimentos.

 

Hoje, sinto sentimentos contraditórios, se por um lado não tenho forças nem vontade para traçar um caminho alternativo, para fazer algo diferente, por outro sinto-me insatisfeita e defraudada pela vida, que teima em negar-me algumas coisas básicas e lógicas.

Sempre disse sonhar é em grande, deixei de sonhar, deixei de ser especial.

Ou nunca terei sido mais especial do que os outros?

Fui apenas uma criança sonhadora que não viu o seu sonho concretizado.

Isso é mau?

Não, é apenas a vida.

18 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.11.2017 11:13

    O problema é que acho que a vida acontece muito rápido dos 20 aos 30 anos, é no fundo a melhor fase da vida, pois estamos cheios de força, mas como acontece tanta coisa ao mesmo tempo acabamos por deixar a vida acontecer, achamos sempre que ainda temos muito tempo, quando na verdade é nessa fase que deveríamos fazer um esforço para concretizar os nossos sonhos.
    Só me apercebi disso depois dos 30, porque sempre me senti muito jovem, a idade não pesa, não nos define, mas... Quando começamos a analisar onde estamos e para onde vamos percebemos que há coisas que não fizemos que já não faremos, que decisões que julgámos básicas foram afinal fundamentais e aceitar tudo isso pode ser um processo complicado, especialmente quando a vida teima em não te dar o que queres.
    Olho para trás e o meu percurso é linear, normal, saudável, feliz e de repente as coisas complicaram-se, uma série de acontecimentos precipitaram-me para esta confusão, para este impasse.
    Sempre tive respostas para tudo, sempre aceitei o que não posso controlar, mas nesta fase estou com dificuldade em aceitar.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 22.11.2017 11:30

    É isso que me assusta e que penso que esta é a minha altura de arriscar, mas tenho medo, tenho imensos receios porque quero uma estabilidade do aspecto financeiro que arriscar não me permite... A vida condiciona-nos, obrigamos por vezes a tomar decisões que não queríamos com receios de reviver o passado e é isso que sinto em mim. É a altura ideal para arriscar, mas este mas estas dúvidas devido à maturidade atingida precocemente condiciona-me o resto... É estranho... É difícil de aceitar...
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.11.2017 11:54

    Arriscar é tão mais complicado quanto mais temos noção dos riscos, a única coisa que te posso dizer, sendo mais velha que tu, é que com o passar dos anos, fica ainda mais difícil arriscar, começamos a ter mais coisas, começamos a valorizar mais a estabilidade e a faísca vai apagando, por isso se sabes onde queres arriscar não percas muito tempo, porque depois é ainda mais complicado dar esse passo.
    Costumava dizer que às vezes se ficasse sem emprego iria obrigar-me a mexer.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 22.11.2017 12:11

    Sabes qual é o meu problema? Foi esta maturidade demasiado precoce de dificuldades financeiras... Este meu receio de arriscar advém daí. Passei demasiado que não quero voltar a passar e é isso que me vai impedindo. Por vezes penso que o meu maior problema até é pensar demasiado...
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.11.2017 12:39

    Agora fizeste-me lembrar o Moralez, ele é um pouco como tu, teve um revés na vida e tornou tudo mais complicado.
    Eu por outro lado com a idade fui ganhando estabilidade financeira e acesso a coisas que nunca tive, mas também não ajudou porque agora que conquistei um determinado patamar não me apetece arriscar a perdê-lo.
    A melhor altura para arriscar apesar de sermos inexperientes e sonhadores é no início dos 20, se correr mal temos muito tempo para voltar a tentar e afinar a estratégia, depois de termos conquistado algumas coisas e percebermos como é difícil e complicado avançar, é preciso muito mais coragem, eu diria até loucura para arriscarmos tudo.
    As pessoas que conheço que se lançaram depois dos 30 e tiveram sucesso foi sempre com um plano muito bem executado e com 99,9% de certezas. As que não os fizeram não correu bem.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 22.11.2017 13:39

    Tu estás na mesma situação que a minha colega de trabalho, mas ela com 40. Sinceramente sei que um dia terei um ataque e esta necessidade de mudar vai aumentar, mas para já mantenho só os receios... E lá está, quando mudar quero esse plano bem traçado e com as certezas que neste momento não tenho. É complicado...
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.11.2017 14:05

    Não tenho 40 mas deles me aproximo e isso pode ser assustador porque significa que metade da vida já passou e perceber que não nos levou ainda onde queríamos pode ser complicado.
    O ditado não deixes para amanhã o que podes fazer hoje nunca fez tanto sentido para mim, porque é o hoje que conta, não podemos estar sempre a procrastinar grandes decisões e mudanças e nunca há condições perfeitas, nunca esta tudo como queremos.
    A vida é complicada e quanto mais ambiciosos forem os sonhos mais complicados são de concretizar.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 22.11.2017 14:12

    É mesmo isso... O que me assusta é já ter essa sensação e ter apenas 26 anos, ok que só se prende com o campo profissional, mas ainda assim é uma grande influência na vida...
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.11.2017 14:15

    Isso também senti nessa idade, é normal depois de percebermos que o mundo do trabalho não é justo e que as oportunidades escasseiam.
    Mas não te conformes com isso esse foi o meu erro.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 22.11.2017 14:21

    Mas aposto que como tu, tenho aquele 'mas'... Principalmente neste momento que vejo a minha carreira profissional e que não me sinto enquadrar em contexto nenhum. Não só me sinto desenquadrada como o receio de arriscar e falhar-me a rede de segurança financeira me assusta tremendamente. Não quero voltar ao passado e por isso vou ficando, eu que não sou nada conformista!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.11.2017 14:50

    Fizeste-me regressar ao passado agora :)
    No meu caso foi uma luta, mas depois encontrei uma empresa estável e como tinha andado às aranhas deixei-me ficar, só que entretanto passaram 9 anos, aliás quase 10 e apesar de adorar o que faço e de ter aprendido imenso sabe a pouco.
    Neste momento tenho dois projetos alternativos, mas ter um trabalho de 8 horas e ter trabalhos extra sai-nos do corpo, mas como tenho medo de arriscar vou tentando conciliar.
    Podes tentar numa primeira fase algo desse género, atirar-nos de cabeça é sempre complicado.
    Realmente para quem tem 26 anos a comparar com as pessoas que conheço agora com 26 anos, tens uma maturidade diferente, pareces-te mais com as pessoas da minha geração.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 22.11.2017 14:56

    Eu neste momento trabalho como administrativa 45h por semana, mas para o mercado de trabalho não o sou porque não tenho formação. Ao sábado trabalho 5h como terapeuta da fala, mas para o mercado do trabalho não o sou porque parei há muito com as formações e porque não tenho o famoso tempo de experiência suficiente. Sinto que neste momento não consigo dar mais de mim, além de outros projectos voluntários em que estou envolvida e com o casamento, a casa e tudo o mais... Idealmente dentro de 2 anos conseguiria alguma estabilidade pessoal, com a financeira que este emprego me deu, e depois arriscaria. Mas parece-me sempre tarde demais para alguém que não pertence a um mundo nem ao outro, é que nem horário para tirar formações tenho neste momento... E sujeitar-me a uma instabilidade financeira é do mais aterrador que consigo imaginar, pois vivi demasiados anos com isso, é mesmo complicado... Ontem dei por mim a falar disto à minha mãe e sempre com uma lágrima, pois não sei se sou eu que me faço sentir de mãos atadas ou se é realmente o mundo que não me dá oportunidades (isto porque continuo a enviar currículos, a tentar em concursos, mas nada...).
    Acho que a vida me deu esta maturidade, obrigou-me a tê-la, mas também cresci com duas pessoas da tua geração, os meus irmãos.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.11.2017 15:05

    Trabalhas horas a mais, mas o mercado de trabalho esta tão complicado que às vezes não temos outra solução.
    Eu tive a sorte de conseguir trabalhar na área, mas tenho vários colegas de curso que acabaram por ter de se adaptar a trabalhar em outras áreas adminstrativas ou que enveredaram pela área comercial que ainda é o que tem mais procura.
    Acho que não deves desistir de encontrar trabalho na tua área e se agora achas complicado arriscar e ter tempo para investires em formação depois de casada as coisas pioram, há outras responsabilidades, não que seja mau, mas as coisas mudam, o único conselho que te posso dar é tentares realizar o teu sonho antes de pensares em ter filhos, depois é tudo muito mais complicado.
    És nova, tens uma maturidade acima da média para a tua idade, podes não ter experiência na área, mas tens experiência de outras coisas, as terapias são cada vez mais valorizadas, acho que num futuro próximo encontrarás o teu lugar ou então terás estabilidade suficiente para o criares.
    Até lá estabelece limites claros, até quando e como, eu não o fiz e arrependo-me agora.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 22.11.2017 15:12

    É uma área demasiado 'mal-tratada' e esta recusa de voltar para recibos verdes permanece, há receios que se sobrepõem e este é um deles. No entanto nunca deixei de tentar, mas vejo-me a ficar para trás e começo a compreender que a frustração que me deixa só piora o meu sentimento, não sei até quando devo manter estes sentimentos de cada vez que concorro, que tento, que falho e que me sinto desvalorizada... Acho que se tenho data limite na minha cabeça é para deixar de tentar, é demasiado doloroso e começo a pensar noutros planos... Acredito que não vai ser fácil, não sei como o vou fazer nem quando, mas uma certeza tenho, não irei ficar para sempre nesta empresa com um trabalho que não aprecio assim tanto, numa empresa que não valoriza rigorosamente aquilo que faço e que em nada me irá dar a oportunidade de crescer.
    Acho que há dias piores, ontem e hoje foram um deles, mas noutros dias sou mais positiva :P
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.11.2017 15:17

    Assim é complicado, fora da área e sem valorização é muito difícil, já tentaste mudar de empresa, podes mudar sem ser para a tua área, não é o ideal mas se conseguires trabalhar num local onde valorizem o teu trabalho irás sentir-te melhor e mais confiante, a motivação é essencial.
    O mercado de trabalho é uma selva, os patrões muitas vezes são umas bestas e os colegas de trabalho também, manter a sanidade mental é complicado.
    Defendo que devemos mudar quando não estamos bem, a menos que os motivos que nos fazem ficar sejam mais fortes do que os nos incentivam a sair.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 22.11.2017 15:21

    Sim, isto realmente não é fácil... Mas comecei recentemente a responder para fora da área a anúncios, dentro do meu trabalho actual, mas vamos ver... Sinto que não tenho falta de tentativas, acho que me faltam as oportunidades... Vamos indo e vamos vendo :)
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.11.2017 15:43

    Quem procura, encontra, por isso encontrarás ;)
    É uma questão de tempo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.