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Língua Afiada

Teorema de Pitágoras

Sempre adorei o nome deste teorema matemático, que apesar de dever o seu nome ao homem que se acredita o ter descoberto, tem um certo charme pitoresco.

O quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos.

Nunca percebi a dificuldade que alguns colegas tinham em decorar este teorema, a mim, que nunca fui um ás a matemática pareceu-me sempre uma coisa básica.

 

No décimo ano a minha professora de matemática achou por bem elucidar-nos de vez do Teorema de Pitágoras, a Sra. Engenheira (não me recordo do nome dela) que explicava e reexplicava os problemas e as equações sempre da mesma forma sem que 80% da turma percebesse o que estava a dizer podia ser péssima professora, mas ensinou-nos o Teorema de Pitágoras para a vida.

Na minha turma andava o chamado pão da escola, um rapaz mais alto que a média, cabelos pretos, moreno, de olhos verdes e um corpo talhado pelo futebol profissional faziam com que fosse o campeão dos suspiros e esses suspiros eram gerais desde as alunas às professoras, passando pelas auxiliares educativas e administrativas.

Nem o defeito da arrogância ou altivez característicos de quem atrai atenção lhe podíamos atribuir, o rapaz era tímido, calado e introvertido, tinha uma simpatia discreta e um sorriso franco. Poder-se-ia dizer que o seu defeito seria mesmo ser demasiado tímido.

 

E a Sra. Engenheira gostava dele, era a única aula em que ele se sentava na primeira fila, mesmo em frente à secretária dela, fácil de perceber, embora ela não tivesse grandes atributos gostava de se sentar em cima da secretária e cruzar a perna quando usava saia e antes da aula desapertava sempre o terceiro botão da blusa de seda.

Naquele dia farta de explicar o Teorema de Pitágoras ao meu colega que estava mais interessado no decote do que no Teorema, aproximou-se dele, baixou-se ao nível dos seus olhos e da forma mais melosa que conseguiu com a sua voz esganiçada explicou o Teorema tomando como exemplo o triângulo do seu nariz, dizendo enquanto deslizava os dedos pelos nariz, quando pensarem no Teorema pensem num dos lados do nariz, a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, a hipotenusa é a cana do nariz e volta a deslizar o dedo indicador pelo nariz do meu colega.

 

A partir desse dia o Teorema de Pitágoras ficou sabido e decorado para toda a turma, menos para o meu colega que não conseguiu ver, nem ouvir nada pois estava demasiado focado no decote pronunciado da professora que ficou bem ao nível dos seus olhos.

A matemática não tem de ser aborrecida é tudo uma questão de perspetiva e de inspiração.

Infelizmente a única coisa que aprendemos com a Sra. Engenheira foi o Teorema de Pitágoras, pois a vocação dela para ensinar era nula e os campeões de matemática da turma percebiam mais de senos e cossenos que ela própria.

 

8 comentários

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    Psicogata 11.01.2017 11:39

    O problema é que durante o ano todo acho que só aprendemos isso
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    Miss Winter 11.01.2017 11:41

    Infelizmente também tive muitos desses problemas e eu adorava matemática e acabei por desistir dela e ir para humanidades e arrependi-me mas pronto, estava sem bases para ir para o 10º e não quis arriscar e a culpa foi da minha professora de 9º ainda hoje odeio-a era má como as cobras.
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    Psicogata 11.01.2017 12:01

    O problema da matemática é mesmo esse, basta um ano mau que depois é muito difícil de recuperar.
    Eu era boa aluna a matemática, mas no 10º esta professora ensinava o básico, fazia testes fáceis e não estimulava o estudo, só não foi pior porque alguns colegas da turma faziam o favor de explicar as coisas aos restantes.
    No 11º estive o segundo período inteiro sem aulas, a professora lá nos conseguiu dar as bases para nos safar-nos na prova global, mas mais de metade dos alunos reprovou.
    Quando no 12º me apareceu uma nazi, exigente e que achava que todos os alunos tinham todas as bases, metade da turma tinha sido dela os dois anos anteriores, foi o descalabro, os alunos novos foram colocados de parte e rotulados, essa sim odeio, deveria ter tido outra atitude, até porque a turma era boa, quase todos tínhamos excelentes notas, menos claro a matemática.
    Os professores fazem toda a diferença.
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    Miss Winter 11.01.2017 12:02

    Pensei que tinha sido só aqui :( eu costumo dizer eu tive muito azar com 80% dos professores, parece que foram escolhidos a dedo.
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    Psicogata 11.01.2017 12:06

    Se durante todo o percurso escolares encontraste um professor que motivou, inspirou e motivou tiveste sorte.
    Há quem estude anos e anos e não se cruze com nenhum.
    Infelizmente é essa a realidade.
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    Miss Winter 11.01.2017 12:08

    Mesmo... ainda aproveitei alguns.

    1º da primária ainda hoje é minha amiga e adora-me.
    Depois a minha professora de inglês do 5º e 6º ano, as minhas bases de inglês foi o que aprendi com ela.
    A minha de francês do 11º ano e já foi tarde para aprender mais a francês.

    Estes foram os principais que me marcaram depois tive mais 2 ou 3 bons mas que não marcaram tanto.
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    Psicogata 11.01.2017 12:20

    A minha professora primária era excelente, sempre a mesma durante 4 anos e acho que foi essencial para toda a minha formação.
    A professora de Português no 8º e 9º ano era excelente, exigente, mas preocupada como poucos, poucos alunos gostavam dela, eu adorava-a porque incentiva-nos a ver para lá do óbvio.
    Tive uma professora de francês no 9º ano por quem tínhamos um carinho especial, mas ensinar não era com ela, mas era nossa amiga.
    No secundário a professora de português do 12º também era excelente e ensinou-me a dar asas à escrita, era ainda muito nova e sabia como nos cativar.
    A primária é uma questão de sorte, eu tive sorte de ter a mesma professora durante os 4 anos.
    Em 8 anos ter 2 professores realmente bons em tantas disciplinas é muito pouco.
    No ensino superior a coisa só piora.
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