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Língua Afiada

Todos percebem de design

Se há assunto em que toda a gente tem um palpite a dar é no design gráfico, seja num catálogo, num folheto, até no webdesign, não há alminha ou cliente que não ache que pode opinar.

Nada contra opiniões, são todas bem-vindas e muitas vezes um olhar isento de uma pessoa fora da área pode acrescentar muito ao trabalho, mas quando alguém que não entende nada do assunto teima em fazer da sua opinião pessoal o que é certo, está só a ser egocêntrica.

O gosto pessoal deve ser levado em consideração, mas não deve ditar o trabalho, porquê? Porque o design tal como todas as outras coisas tem regras, independentemente da linguagem utilizada, da mensagem que se quer transmitir, do objetivo, existem regras e para um trabalho ficar bem feito elas têm de ser cumpridas.

As regras são simples e claras, imaginem-se a formatar um texto no Word, existem regras básicas, como respeitar margens, alinhamentos, tipos, cores, tamanhos e tipos de letras, no design gráfico essas regras também existem, algumas são tão automáticas para quem trabalha diariamente que nem sequer se colocam em causa, simplesmente é assim que se faz.

O que é que se faz quando alguém quer mexer com essas regras? Tenta-se explicar que não pode ser assim, porque tudo tem uma lógica.

Uma coisa que aprendi é que quanto mais teimoso e mais persistente é o cliente, mais difícil será explicar-lhe alguma coisa, ele parece entender, mas no fim simplesmente diz, mas eu quero, ou gosto mais assim.

O que fazer neste caso?

Usar de toda a paciência que temos e tentar explicar que não pode ser, que não fica bem, em trabalhos muito importantes perder o trabalho já feito e apresentar uma proposta completamente diferente, e em último caso abandonar completamente o trabalho.

Se mais designers fizessem isso, talvez a profissão fosse mais respeitada, nunca vi ninguém ter a mesma atitude em relação aos arquitetos, talvez porque eles sabem colocar as pessoas no seu devido lugar.

Começo a acreditar que a altivez de algumas pessoas não é feitio ou personalidade, é mesmo uma necessidade de manter o respeito, pois as pessoas perderam completamente a noção do ridículo e não entendem que algumas afirmações, sugestões e acima de tudo intransigências são uma completa falta de respeito pelo profissional e até má-educação.

Se é difícil lidar com clientes que pagam, com clientes que não pagam é ainda muito mais difícil, um favor é facilmente encarado como uma obrigação e pior é muitas vezes tido como uma coisa fácil, desvalorizam completamente o nosso trabalho só porque num gesto de boa vontade decidimos perder o nosso valioso tempo a ajudar.

É por isso que dá vontade de lhes passar uma fatura, talvez assim tivessem mais respeito e guardassem as suas opiniões estapafúrdias para o que realmente sabem fazer.

Se me querem deixar a deitar a fumo pelos olhos é perguntar opinião a todos os amigos e conhecidos, todos tão experts na matéria quanto eles… Havia necesdidade?

Não entendo porque é que pessoas inseguras que não sabem o que querem em vez de confiarem no trabalho de um profissional, decidem validar as suas opiniões com quem não entende nada do assunto.

Só podem ser estúpidas, não vejo outra explicação.

12 comentários

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    Psicogata 19.09.2017 15:31

    É, porque as pessoas acham que te estavam a fazer um favor.
    E pior acham que mandam no teu negócio.
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    Miss Winter 19.09.2017 15:37

    A mim fazem-me o favor que nem me chateassem... nem imaginas as horas que perco para as pessoas chegam a meio nem mais nada que te dizem... basta dizers o pagamento é feito por transferência antes do envio... eu às vezes até fico com receio que tenham caído e batido com a cabeça...
    Adoro aquelas pessoas... encomenda-me isto já te faço o pagamento, nem discutem com as condições
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    Psicogata 19.09.2017 15:52

    Sei bem o que isso é, quando se fala em pagar em antecipado está tudo estragado.
    Os clientes não confiam nas lojas ou nas pessoas que vendem e quem vende tem de confiar? Que lógica.
    Uma vez tive uma discussão com uma cliente por causa disso, depois de lhe explicar acho que entendeu, disse-lhe eu tenho uma página aberta, com contactos, nome e morada, a senhora pode estar a dar-me dados falsos que eu não tenho como saber.
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    Miss Winter 19.09.2017 16:01

    É como eu lhes digo, tem que haver confiança de ambas as partes, tanto eu posso enganar como ser enganada, ainda nem fiz post sobre este assunto que tenho entalado na garganta, tive uma cliente que me comprou bastantes coisas durante 5 meses tínhamos uma relação super boa, de muita confiança, ela desabafava muito comigo, no inicio das promoções dizia o que queria eu mandava vir e depois ia mandando conforme ela me indicava, a confiança já era tão grande que eu mandava sem ela pagar e pagava logo nessa mesma semana, depois começou a falhar, esteve internada (segundo me dizia hoje já desconfio de tudo), o que é certo fiquei sem 69€, com 145€ de mercadoria em casa mas lá vendo, um dia mando-lhe mensagem a dizer-lhe se agora se não for eu não me dizia nada, quando é o meu espanto, ao fim do dia vejo que fui bloqueada por ela, ainda pensei que estivesse com algum problema com a conta no face, no fim da semana mandei-lhe carta a perguntar o que se passava com o meu número de telemóvel para me contactar... até hoje, já passou um mês, para mim foi uma facada, um mês de desilusões... mas Deus é grande (se é que existe) a partir daí as vendas até aumentaram.
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    Psicogata 19.09.2017 16:08

    Há pessoas com muita lata, bloqueou-te com medo que escrevesses alguma coisa pública...
    Manda-lhe uma carta a dizer que a empresa vai coloca-la em tribunal pode ser que se assuste e te pague.
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    Miss Winter 19.09.2017 16:12

    O problema é que a tupperware não se responsabiliza pelos nossos clientes, eles facturam-nos a nós, pagamos a factura à tupperware já com o nosso desconto e nós recebemos dos clientes, estas vendas são muito boas mas para a própria empresa nós ficamos com os problemas e temos que assumir, esta marca trabalha muito mal, há os revendedores, depois há os chefes de grupo e os team leaders... a marca apenas vende, nem responde a mensagens nem a telefonemas...
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    Psicogata 19.09.2017 16:26

    Eu sei, mas ela pode não saber :)
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    Miss Winter 19.09.2017 16:28

    Ela já comprava antes... se calhar já fez isto a mais..., ela era fanática pela marca comprava muita coisa, agradava-lhe tudo o que via
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    Psicogata 19.09.2017 16:49

    Então é provável que faça isso como esquema :(
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    Miss Winter 19.09.2017 16:53

    Mesmo... o que acho estranho é uma pessoa ao fim de comprar 500€ de mercadoria durante 5 meses e de repente dá-lhe a pancada????? É esquecer e bola para a frente :)
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    Psicogata 19.09.2017 17:15

    Pode ganhar a confiança das pessoas e não paga a última encomenda, se facilitasses mais se calhar até ficava a dever mais.
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