Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Trump mereces uma trompeta

Trump e trompetas.jpg

 

Donald Trump passou demasiado tempo a assistir às séries House Of Cards e Game Of Thrones e agora que foi eleito Presidente acha que pode fazer e desfazer como bem lhe apetece, brincando com o poder que lhe foi concedido pelo povo.

Povo esse que continua a apoia-lo como mostram as mais recentes sondagens, enquanto a comunicação social nos mostra manifestações anti-Trump a maioria dos norte-americanos pró-Trump estão a bater palmas ao seu candidato.

Trump não chegou ao poder só por causa dos insatisfeitos com o sistema, chegou ao poder porque soube comunicar com o povo e explorar os seus receios, apelou ao seu medo mais primitivo, a insegurança, acrescentando-lhe o receio de perder empregos e principalmente o receio de perderem a identidade e a soberania, se há povo egocêntrico e megalómano é o norte-americano, não foi por isso difícil mobiliza-los para uma América “próspera” e “dona do mundo” de outros tempos.

 

Este cocktail explosivo resultou na perfeição e agora temos um tirano que no espaço de uma semana fez questão de provar que está lá para mandar e cumprir, e se ingenuamente acreditamos que ele não fosse ser tão mau como se anunciava, podemos desenganar-nos ele será ainda pior.

Acho que os norte-americanos nunca mereceram Barack Obama, mas merecem Trump, merecem que toda a trump que acreditam lhes bata na cara, tal e qual a expressão que usam Shit it the fan.

Peguem nos seus valores ultrapassados, machistas, xenófobos e protecionistas e se fechem-se ao mundo, força, só que não é assim que o mundo funciona.

 

Será que não há ninguém que explique a Trump que a globalização e a era da informação que lhe permitiram ser eleito por uma campanha maioritariamente via Twitter é a mesma globalização e era de informação que faz com os Estados Unidos da América não estejam, nem possam estar isolados do mundo?

Será que ele acha que pode esconder os interesses pessoais que estão por detrás de todas as medidas e todas as promessas por muito tempo?

 

O problema é que a Shit it the fan vai respingar porcaria para todo o lado.

Não me canso de dizer que o problema não é o Trump mas o que ele representa, ideias radicais e protecionistas, ideias que em tempos de instabilidade, desagrado e insegurança são demasiado perigosas, propagam-se pelo medo, pelo ódio, perdendo-se a racionalidade e a noção da verdadeira realidade.

Tantas décadas de aproximação, civilização, compreensão e união para que estejamos hoje a assistir ao caminho inverso da segregação, racismo e xenofobia.

Receio que não faltará muito para que esta tendência ganhe força na Europa, já temos o Brexit, o que se seguirá?

 

Nunca pensei em pleno século XXI assistir a este cenário em países ditos desenvolvidos, países que se fizeram e ergueram à custa de imigrantes e refugiados, Trump parece esquecido que praticamente todos os norte-americanos são descentes de imigrantes.

 

Trump só me apetece soar-lhe trompetas na cara até que fique surdo e mudo.

Se também têm essa vontade passem aqui e soem trompetas.

52 comentários

Comentar post