Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Um país em chamas por dentro e por fora

Que este país é uma casa a arder, passo a expressão, já todos sabemos agora que arda literalmente desta forma dói mais do que as chamas que o queimam há muito.

Eu sou determinantemente contra as plantações de eucaliptos, essa espécie estranha que drena os solos e os deixa tão áridos que só o mato e a urze resiste. Odeio olhar para os montes e ver eucaliptais sem fim à vista, combustível ideal para a pasta de papel e para os incêndios.

Este país que poderia ser um jardim foi infestado por esta espécie não endémica que é uma verdadeira praga que destrói o ecossistema e a beleza da paisagem.

Os eucaliptos já são a espécie que ocupa mais terreno florestal em Portugal, com vista ao lucro a curto prazo, os solos estão inférteis, novas pragas de insetos chegam todos os anos e a fauna nativa das florestas portuguesas desaparece.

Como se não bastasse os eucaliptos crescem muito e rapidamente, mas não filtram o sol, o solo árido e a falta de plantas rasteiras verdes para além de empobrecer o ecossistema faz com que os eucaliptos sejam uma bomba de calor pronta a arder, se juntarmos estas características ao não cumprimento da legislação que obriga a faixas de corte de fogo temos um cenário catastrófico, basta um dia de calor e ardem hectares e hectares de floresta a uma velocidade imaginável, quando existem pessoas com interesse na queima ainda ardem mais depressa.

O caso é tão grave que a maioria da população, especialmente a mais jovem não conhece as espécies de árvores nativas em Portugal a menos que visite as reservas naturais, mas mesmo assim não saberão identificar o que veem, quando se pensa em árvores da floresta portuguesa há uma que salta à mente o eucalipto, salva-se o pinheiro, as outras são resquícios, sobrevivem ao pé de rios e ribeiros, onde os eucaliptos não lhes roubam toda a água.

Já imaginaram uma floresta portuguesa que fosse toda ela como o Gerês ou o Buçaco? Uma mata saudável com flora e fauna em harmonia, com plátanos, pinheiros mansos, sobreiros, carvalhos, azevinhos, nespereiras, medronheiros, castanheiros, aveleiras, faias, freixos, loureiros, macieiras, pereiras, choupos, cerejeiras, salgueiros e outras plantas que se enchem de flores e de frutos, alguns deliciosos.

Portugal teria uma paisagem diferente, mais bela, sustentável e com menos motivos para incêndios, não haveria o lóbi do papel e a floresta não seria um eucaliptal pronto a ser consumido.

Podem fazer petições para que os incendiários tenham penas de prisão de 25 anos, isso não irá resolver nada porque a base do problema é outra e bem mais difícil de resolver.

 

Um bem-haja aos bombeiros deste país que lutam uma batalha inglória e extenuante sem nunca desistirem. Vocês são uns heróis. Obrigada.

 

Poderíamos ter esta paisagem por todo o país:

mata-buçaco.jpg

matabuçaco-770x439_c.jpg

Mata-da-Albergaria.jpg

Mata-da-Albergaria2.jpg

 

mata-geres2.jpg

 

Mas os Governos sucessivos preferem ter esta:

eucaliptal_GR-1.jpg

eucalipto1.jpg

eucalipto2.jpg

Que rapidamente se transforma neste inferno:

incendio.jpg

incendio2.jpg

incendio3.JPG

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 10.08.2016 12:53

    O que mais há em Portugal são trabalhos inglórios na medida em que não são reconhecidos, não lhes é dado qualquer mérito, no caso dos bombeiros hoje são acarinhados mas mal terminam os incêndios ninguém se lembra deles e ninguém lhes reconhece o valor.
    Heróis para mim existem felizmente, não são muitos mas existem pessoas com grande coragem, capazes de grandes feitos, bombeiros voluntários que lutam há horas consecutivas em condições deploráveis sem receberem um tostão por isso para mim são heróis.
    Não há comparação entre bombeiros voluntários e jogadores de futebol, simplesmente não há.
  • Sem imagem de perfil

    Gata Ambígua 10.08.2016 13:07

    Um discurso que claramente vitimiza os bombeiros voluntarios. Não sei como é que pode dizer que as condições são deploráveis porque atualmente as questões de logística são bastante boas. Ja alguma vez esteve no terreno? Diz isso, pelo calor? Diz isso por trabalharem à noite? Por comerem "fora de horas? Tantos trabalhadores que passam por isso... Em que é que se baseia?
    Nao receberem um tostão também é mentira. Por cada turno de 24 horas é pago 45 euros. É pouco? Não me parece porque, tal como disse, carregam a palavra "voluntários", não são obrigados.
    Os bombeiros voluntarios sao lembrados cada vez que liga 112 e precisa de uma ambulância, durante todo o ano. No verão tem mais protagonismo, tal como os professores tem mais tempo de antena na época de exames, os nadadores salvadores na época balnear, os jogadores de futebol quando sao decisivos em grandes jogos. E esses, também existem todo o ano. Os bombeiros não têm de ser especiais.
    Os jogadores de futebol fazem o que gostam. Os bombeiros voluntários fazem o que gostam, no tempo livre. Cada um trabalha em função das suas responsabilidades e cada um pode desistir quando quiser.
    Por isso, volto a dizer, ninguém é herói por fazer o que gosta.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 10.08.2016 14:22

    Sra. Gata Ambígua os bombeiros por acaso fizeram-lhe algum mal?
    É que não vejo o porquê de tanto ódio e desprezo nas suas palavras.
    Acha mesmo que 45€ pagam 24h de trabalho a alguém?
    Sim, são voluntários sabe porquê? Porque a profissão não é reconhecida como devia e tem de se recorrer a quem está disposto a arriscar a vida para ajudar.
    Eu gostava que me explicasse que questões de logística são bastante boas, são transportados pelas matas em motos de luxo? Os machados mexem-se sozinhos e as mangueiras são telecomandadas?
    Calor? Noite? Acha que trabalhar durante horas seguidas num ambiente de fumo, calor intenso, muitas vezes de noite em que não se enxerga um palmo à frente são condições favoráveis.
    Parece que sabe do que fala, se calhar esteve no terreno mas se esteve deve ter sido levada ao colo, não me acredito que alguém que tenha sido alguma vez bombeira voluntária possa ter este discurso.
    Os Bombeiros são especiais porque fazem um trabalho importante na sociedade, e à exceção dos poucos profissionais, fazem um trabalho voluntário, não remunerado, o que recebem é um subsídio não é um ordenado e ainda têm de aturar opiniões sem fundamento como a sua.
    E isso de se fazer o que se gosta tem muito que se lhe diga, os jogadores de futebol não jogam futebol porque gostam, jogam porque são talentosos, ou acha que alguém lhes paga o ordenado só porque gostam de jogar?

    Nota o 112 não é atendido pelos bombeiros.
  • Sem imagem de perfil

    Gata Ambígua 10.08.2016 16:40

    Sou bombeira voluntaria há 11 anos.
    Aos voluntários, o serviço é pago a 45 euros cada 24 horas porque,como o próprio nome indica, é voluntário e não é suposto viverem exclusivamente desse dinheiro.
    Os assalariados de associações voluntários e os bombeiros tem o seu ordenado base mais os turnos extra de voluntário que fazem.
    Os bombeiros sapadores/municipais tem o seu ordenado base, como qualquer funcionário publico.
    Nao entendo: Temos mérito por sermos voluntarios mas se somos voluntários, é porque não recebemos. Se recebemos, é porque é pouco. Quando é pouco, devia ser mais mas se fosse mais perdia-se o voluntariado e passaríamos a ter apenas profissionais.
    Ainda sou do tempo em que ficávamos 1 semana num incêndio. Hoje em dia, dificilmente isso acontece e as rendições são feitas com uma média de 40 - 48 horas, com horas de descanso e alimentação.
    Nada se mexe sozinho mas não conheço nenhuma profissão em que o trabalho apareça feito antes de o fazermos. As condições são as inerentes ao serviço que nos voluntariamos e nos propusemos a fazer portanto, o calor e o fumo fazem parte bem como os acidentes, as prevenções em estádios e praias.
    Não retiro o merito aos bombeiros mas também não acho que sejamos mais especiais do que um qualquer outro cidadão que cumpre com os seus deveres cívicos. Nem muito ao mar nem muito à terra.

    A bem da verdade, quando estamos no quartel é isto que pedimos porque andar no mato é mesmo o que gostamos portanto... sim, sei do que falo. E, digo-lhe mais, ja andei muitos anos a custo zero e isso retira ou adiciona mais mérito ao trabalho que faço.

    (referi-me ao 112 quando alguém precisa de uma ambulância para serviço pre-hospitalar, uma vez que são eles que asseguram mais de 85% do serviço nacional.)

  • Imagem de perfil

    Psicogata 10.08.2016 16:52

    A sua modéstia poderia ser comovente, mas para mim não é.
    É incapacidade de aceitar um agradecimento, um louvor, mas a Sra. Gata Ambígua lá sabe, se acha que não merece ter mérito o problema é seu.
    Não acho os os bombeiros vítimas, apenas são vítimas quando infelizmente acontece alguma desgraça maior.
    Acho que os bombeiros têm mérito e que fazem um esforço enorme nesta altura que muitos mesmo por gosto não estariam dispostos a fazer.
  • Sem imagem de perfil

    Gata Ambígua 11.08.2016 06:13

    Eu critico os bombeiros da mesma forma que sublinho as coisas boas que tem. Não há ódio mas as coisas têm de ser ditas como elas são.

    Sei que são os proprios bombeiros a vitimizarem-se. Quando publicam fotos dos seus homens em combate a dormir no chao, quando dizem "nao sabemos se voltamos mas... vamos!", somos nós que reclamamos por protagonismo e às vezes de forma errada porque a verdade é que isto não passa tudo de uma grande hipocrisia.

    Não é modestia. Percebo o reconhecimento e aceito-o mas o estatuto de heroísmo deixo-o de lado. Claro que temos mérito, somos a mao de obra mais barata do pais mas somos só isso.

    Repare, parece que aqui, a verdadeira defensora dos bombeiros é a Psicogata mas de tantos meses de blog este é o único post que publica sobre os bombeiros, gente que admira tanto. Parece uma coincidência pouco feliz porque depois de Outubro, os quartéis vão estar vazios, vão ser precisas ambulâncias para assegurar a emergência em cada uma das areas e não vai haver pessoal. Nessa altura, isto vai ser apenas um sitio de palavras gastas que acabam abandonadas assim que termina o verão.
    Mas, se passar pelo quartel no Natal, os bombeiros estão lá. Pode cear connosco, aproveitar para escrever aqui umas palavras sobre essa experiência ou até mesmo alistar-se. Essa sim, seria a verdadeira coragem.

    Concordo que os bombeiros fazem um esforço mas acredite que esta é a melhor altura do ano. O esforço tem de estar em tudo o que fazemos, até para um atleta olímpico. Todos podem se-lo mas eu por exemplo não estaria disposta a fazer dieta durante 4 anos. Prioridades.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.